quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Um Porto quase perfeito

Pelo título,os leitores já perceberam que vamos falar sobre o FC Porto...mas agora o jogo não é mencionado no título. Este jogo que vou falar hoje,foi um dos jogos em que o FC Porto e a ideologia de Vítor Pereira (o técnico naquela altura) foram testados ao mais exponencial limite. Falo claro está do Barcelona-FC Porto de 2011 a contar para a Supertaça Europeia.

Mas antes de abordar questões táticas e estratégicas,vou colocar os leitores a par do que era o futebol naquela era. 

Fucile,jogou na lateral esquerda nesta partida realizado no Mónaco

Estamos então a falar do Barcelona orientado por Pep Guardiola e que vinha de uma das épocas mais douradas de sempre do clube "blaugrana". O Barcelona sob a batuta de intervenientes como Messi (na altura na posição 10), Xavi Hernandéz, David Villa,Iniesta,Puyol,Piqué ou até mesmo Daniel Alves,vinham todos de vencer na época transata o campeonato espanhol com larga vantagem para o rival Real Madrid; venceram a Champions League frente ao Man.United de Fergunson (pelo caminho ainda eliminaram em pleno Bernabéu o Real Madrid) e arrecadaram também a Supertaça espanhola. 

O FC Porto,agora sobre a orientação de Vítor Pereira (ex-adjunto de André Villas-Boas) tinha vencido a Supertaça,Campeonato (21 pontos de vantagem para o Benfica),Taça de Portugal e também a Liga Europa em Dublin frente ao SC Braga. João Moutinho,Fernando,Hulk,James,Otamendi ou até Falcão eram os que mexiam os cordelinhos na armada azul e branca. E este jogo,foi um dos testes que provavelmente Vítor Pereira teve para mostrar a sua ideologia e modelo de jogo que se baseia em posse,muito á semelhança do Barcelona de Guardiola. Estamos,portanto,a falar de um confronto entre duas equipas com uma ideia de jogo muito parecida uma com a outra.

O FC Porto foi quase perfeito,ao pressionar desde muito lá trás a construção dos catalães e teve algumas oportunidades de golo,que com um pouco mais de sorte,poderiam ter trazido outro resultado aos pupilos de Vítor Pereira. 

Agora,deixo abaixo,em vídeo,a minha pequena analise ao jogo entre Barcelona e FC Porto. 


Sem comentários:

Enviar um comentário