sábado, 10 de agosto de 2019

Demasiado previsíveis

A campanha dos dragões na Liga NOS não começou da melhor maneira possível. Uma derrota (bastante) surpreendente e que deixa uma péssima imagem e impressão dos portistas no 1ºjogo do campeonato.

Para o onze inicial,Sérgio Conceição apostou em Bruno Costa e Zé Luís,relegando Marega para o banco e Danilo Pereira para....a bancada. A decisão de deixar o capitão de fora dos 18 eleitos para o encontro,gerou desde logo bastante polémica e provocou algum espanto. De facto,Danilo sempre foi dos atletas mais utilizados e imprescindíveis de Sérgio Conceição. 


Sérgio Conceição,um treinador demasiado previsível no momento
Contudo,o Gil Vicente (de regresso á Liga 4 anos depois),mostrou-se muito competente e organizado nos diversos momentos do jogo. Lourency foi uma enorme dor de cabeça para a defensiva azul e branca,e foi mesmo dele que nasceu o 1º golo dos gilistas na partida. Kraev mostrou também excelentes indicações e é sem dúvida um dos jovens que mais curiosidade vou ter em ver jogar nos próximos tempos.

Mas,falando agora um pouco daquilo que tem sido o FC Porto nesta curta época de 2019/2020,vemos um modelo de jogo,muito semelhante áquele que deu o título em 2017/2018 e que culminou com o 2ºlugar a temporada passada. Sérgio,mantêm-se fiel ás suas origens. O futebol do atual treinador portista,sempre foi baseado em procurar explorar ao máximo as costas da linha defensiva contrária,apostar imenso nas bolas paradas (quantos jogos o FC Porto já não resolveu assim?),e essencialmente ser uma equipa de muita entrega,garra,atitude e crença. Estrategicamente e táticamente,Sérgio,tem ainda muito para aprender. 

Não se mostrou capaz,de fazer alguns ajustes face ao adversário que iria defrontar. Quando me refiro a ajustes,não significa que se tenha de "fugir" do nosso modelo de jogo. Contudo,existem sempre algumas nuances que se forem trabalhadas e introduzidas especificamente para determinado jogo,podem deixar-nos muito mais perto da vitória do que da derrota. 

Claro que toda esta situação,se poderá inverter e este desaire não deixa os dragões de fora da corrida pelo título. Isso nunca. Mas se algo não mudar,não prevejo uma época de sucessos para os comandados de Sérgio. E ainda há muito trabalho para se desenvolver.....

Sem comentários:

Enviar um comentário