domingo, 30 de junho de 2019

Seguir sempre os nossos princípios

O futebol é um desporto que apaixona milhares de pessoas. As mesmas são apaixonadas por clubes,jogadores e também pela vertente tática e estratégica. Hoje em dia qualquer treinador sabe que havendo os meios de observação direta a outras equipas,está-se mais perto de ter sucesso e de atingir o topo. Contudo,isso deve sempre incluir (na minha opinião) os nossos princípios e a nossa ideia de jogo. Se acreditamos na nossa ideia e no nosso plano,é uma questão de o seguir á risca. Sempre. Nunca abdicar dos nossos princípios,só porque alguém de fora fala mal do que vai fazendo,e esse alguém é um sujeito que muito provavelmente nunca andou pelo mundo do futebol nem sabe sequer discutir qualquer assunto que seja diretamente relacionado com o futebol.


Vítor Pereira,atualmente no Shangai SIPG da China,onde já venceu um campeonato

Neste post,eu quero frisar e bem,que devemos sempre ser fieis a nós mesmos. E com esta frase quero claro,chegar a Vítor Pereira,de quem já falei no último post. Sim,para mim Vítor Pereira é um dos casos de treinador que segue os seus princípios ao limite. Nunca abdica do seu plano,e do seu modelo sempre bem estruturado. Após um polémico Benfica-FC Porto na Luz,o ex-treinador dos dragões disse o seguinte:

"Hoje fomos iguais a nós próprios. O Benfica não me surpreendeu. Benfica jogou o jogo todo com bola longa,Cardozo nas 1ª´s e 2ª´s bolas. 

O que o treinador quis referir,foi que o Benfica de Jorge Jesus abdicou do seu plano e estrutura habitual para passar para um segundo modelo,que tinha mais como objetivo travar o FC Porto,do que potenciar o modelo original e lutar taco-a-taco pelos 3 pontos. 

Ora hoje,eu trago-vos um golo marcado pelo FC Porto em 2012 frente ao Marítimo,onde a bola sai dos pés de Helton (GR),passa pelos centrais,médio defensivo,médios de ligação e organizador de jogo,lateral direito,interior direito e por fim ponta-de-lança. Só Varela e Alex Sandro não tocaram na bola neste golo. A prova perfeita de que muita posse de bola,pode ser um elemento a nosso favor,se a soubermos usar e potenciar na nossa equipa e modelo de jogo. 

Para ver,e rever! 


Sem comentários:

Enviar um comentário