domingo, 3 de março de 2019

Lições de Competência

No futebol,todos os treinadores têm definidos vários modelos de jogo e variadíssimas estratégias para atingirem o sucesso nas suas carreiras. Essas mesmas estratégias e modelos podem ter imenso sucesso e através disso a conquista de títulos,e ao mesmo tempo apesar de se atingir o auge,as estratégias não serem cativantes para a maioria dos adeptos. É aqui que entra o fator chamado competência. Se na nossa estratégia formos competentes a 200%,com certeza que as probabilidades de vencermos,serão muito maiores. Não importa se o nosso modelo de jogo cativa ou não adeptos,se jogamos um futebol de nota artística ou não,importa sim sermos competentes a executar a estratégia que pretendemos implementar nos jogos.

Um dos casos recentes é o de Diego Simeone que mesmo não praticando um futebol vistoso,consegue vencer competições europeias e até dar alguma luta ao Barcelona e ao Real Madrid. 

Mas onde quero chegar com este artigo,é ao clássico entre FC Porto e Benfica,que culminou com a vitória dos encarnados. 
Bruno Lage desde que chegou ao comando técnico,tem feito um trabalho fantástico. Vimos mudanças em vários aspetos do jogo como nas bolas paradas onde o Benfica demonstrava debilidades (quer a defender quer a atacar) e vimos também um maior aproveitamento das transições ofensivas ou como muitos lhes chama: os contra-ataques.
Ontem,em pleno Dragão os dois golos benfiquistas foram de isso mesmo: transição. E apesar do Benfica não ter feito um jogo por ai além,foi competente na estratégia que montou para o jogo. 

Do lado do FC Porto,vemos agora uma equipa que terá pela frente uma árdua e dura tarefa para recuperar o 1ºlugar,e o futebol de hoje em dia é exigente em vários aspetos sejam eles táticos,técnicos ou mesmo psicológicos e só vence quem de facto é competente (mais uma vez) em todos estes aspetos acima mencionados.

Sem comentários:

Enviar um comentário